Sustentabilidade nas Escolas

Sustentabilidade nas Escolas é um projecto-piloto que procura envolver alunos, professores e pessoal não docente na introdução de práticas de sustentabilidade ambiental e económica nos estabelecimentos de ensino da Área Metropolitana do Porto.

As grandes metas globais são que os estabelecimentos de ensino:
• Tenham um menor impacte ambiental (água, energia, resíduos, espaços verdes…).
• Garantam espaços saudáveis para aprender e trabalhar (conforto, alimentação, ruído…).
Reduzam os seus custos de operação (por optimização e uso inteligente dos recursos).
• Envolvam a comunidade escolar nas medidas a implementar e realizem uma aproximação curricular ao tema da sustentabilidade na escola (escola como laboratório vivo/espaço criativo de aprendizagem).

Fases do projecto
Sustentabilidade nas Escolas traduz-se num projecto colaborativo iniciado em 2010 e que já passou pelas seguintes fases:
• Constituição de Grupo de Trabalho Sustentabilidade nas Escolas (GT_SE) no âmbito do CRE_PORTO (Janeiro 2010)
Conferência Sustentabilidade nas Escolas (Março de 2010)
• Adesão voluntária de seis estabelecimentos de ensino da AMP ao GT_SE (Abril 2010)
• Análise bibliográfica, benchmarking de projectos e iniciativas internacionais, reuniões exploratórias (Julho a Setembro 2010)
• Primeira reunião do GT_SE (Setembro 2010) para definição do âmbito e metodologia geral
• Submissão das ferramentas de trabalho aos parceiros para avaliação e cedência de dados básicos sobre os estabelecimentos de ensino envolvidos (Fevereiro 2011)
• Adesão voluntária de um estabelecimento de ensino do ensino básico por concelho participante no GT_SE (Maia, Póvoa de Varzim, Gondomar, Matosinhos, Santo Tirso, Vila do Conde, Trofa) (Fevereiro 2011)
As próximas fases incluem uma acção de formação e workshop para professores, envolvimento dos alunos, monitorização regular de dados.
O projecto-piloto iniciou-se no ano lectivo 2010/11 e prolonga-se até Julho de 2012, surgindo nesse momento o Relatório de Sustentabilidade, propostas de correcção e alargamento a outros estabelecimentos de ensino. Ao longo do desenvolvimento do projecto será elaborada a base de uma Estratégia de Compras Verdes (Green Procurement) para os estabelecimentos de ensino.

Iniciativas nas escolas
Resultante do processo de diálogo encetado no GT_SE assentou-se que o projecto concretiza-se na:
• Monitorização, comunicação e implementação de medidas de redução dos consumos de electricidade, água, gás.
• Monitorização, comunicação e implementação de medidas de redução da produção de resíduos.
• Monitorização da qualidade do ar interior (CO2 nas salas de aula) e eventual implementação de medidas.
• Contabilização de espécies de árvores e arbustos no espaço escolar e desenvolvimento de actividades de plantação e conservação.

Parceiros
A iniciativa é do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE_PORTO), sendo coordenada pela Direcção Regional de Educação do Norte, pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e pela Área Metropolitana do Porto.
Participam: Associação Bandeira Azul para a Europa/Eco-Escolas, Câmara Municipal da Maia, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Câmara Municipal de Gondomar, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Santo Tirso, Câmara Municipal de Vila do Conde, Câmara Municipal da Trofa, Campo Aberto, Colégio Luso Internacional do Porto, Escola EB 1 da Seara, Escola de EB 2,3 de Argoncilhe, Escola de EB 2,3 da Agrela, Escola Secundária do Padrão da Légua, Escola Secundária dos Carvalhos, Escola Secundária Filipa de Vilhena, Escola Secundária de Santa Maria da Feira, FAPAS-Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e Fundação de Serralves.

Documentação útil
Guia “Critérios de Qualidade para Escolas – EDS” (vários autores)
Artigo sobre Critérios de Qualidade para Escolas – EDS (vários autores)
Avaliação nas Eco-Escolas (ABAE)
Redução de Consumos nas Escolas (Apresentação de Luís Castanheira)

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