O projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula“ (NSA) visa aumentar o contacto de crianças e jovens de contextos educativos da AMP com o meio natural, rentabilizando-o como um espaço para potenciar e consolidar as aprendizagens essenciais.
Consulte informação da edição 2024/2025 aqui.
O projeto educativo “A Natureza é a Melhor Sala de Aula” assume como principal premissa o aumento do contacto e envolvimento das crianças e jovens com o meio natural que as rodeia na escola ou na sua proximidade.
A investigação evidencia que o contacto com a natureza tem um impacto positivo ao nível do desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças e jovens.
O CRE.Porto estabeleceu parceria com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), com o intuito de promover investigação nos domínios da educação ambiental, das práticas e ferramentas pedagógicas inovadoras, bem como do seu impacto multifacetado.
A equipa de investigação através de diferentes metodologias e lentes conceptuais, procura compreender a abordagem inovadora de Aprendizagem Baseada na Natureza, e explorar o impacto desta no ajustamento social, emocional e académico das crianças e jovens, nomeadamente nas atitudes e comportamentos pró ambientais.
Comunidade de docentes dinamizadores de Aulas de Natureza
Formação de docentes e técnicos municipais.
Estudo científico sobre o impacto das Aulas na Natureza nas crianças e jovens.
Comunicação e disseminação de resultados e boas práticas.
O objetivo principal da formação de Educadores e Professores é o de capacitar e inspirar a partilha de práticas baseadas na evidência e fornecer ferramentas facilitadoras para a utilização da Natureza como espaço de ensino aprendizagem. De igual modo, a formação visa potenciar o acompanhamento do projeto junto das escolas e, assim, facilitar a missão e objetivos do NSA.
A formação destinada aos Técnicos dos Municípios da AMP pretende enriquecer o seu conhecimento, e as suas práticas, bem como, inspirar o desenvolvimento de iniciativas, de atividades e métodos de exploração dos espaços verdes (parques e zonas florestais), em prol da educação ambiental.
O programa de Mentoria de Docentes constitui-se como uma ferramenta de desenvolvimento profissional que viabiliza a partilha recíproca de conhecimentos e experiências, numa lógica contínua à implementação das atividades inerentes aos Guiões Orientadores, que servem de base à dinamização das Aulas na Natureza.
Os Mentores têm como principais funções acompanhar e apoiar os Educadores e Professores na implementação das Aulas na Natureza.
Dos Mentorandos, isto é, dos Educadores e Professores, espera-se que recorram proactivamente, e sempre que necessário, ao apoio dos Mentores.
A plataforma, de acesso restrito a todos os elementos da Comunidade Educativa NSA, permite não só conhecer todos aqueles que dela fazem parte, como aceder a informações úteis sobre o projeto. É por excelência o espaço onde todos partilham as Aulas na Natureza que realizam com os seus alunos.