Novidades do Viveiro do FUTURO

A produção de árvores e arbustos nativos para os Municípios Parceiros do projeto FUTURO acontece, em grande parte, no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctone do FUTURO. Este espaço é gerido pelo Município do Porto, com a colaboração da equipa CRE.Porto, e conta com a participação especial de Voluntários de longa data que dedicam o seu tempo disponível ao cuidar das espécies nativas que lá se desenvolvem.

A seguir ao verão 2023, em novembro passado, retomaram-se as ações de voluntariado no Viveiro. Seis participações voluntárias colaboraram na reorganização dos canteiros de produção e realizaram o envasamento de ciprestes (Cupressus sempervirens), uma árvore que se destaca na paisagem por poder atingir 20 ou 30 metros e que é destinada aos espaços verdes inseridos em contexto urbano dos parceiros municipais. No arranque do ano 2024, também dois estudantes de licenciatura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto puderam experienciar o trabalho em viveiro, auxiliando em tarefas como sementeiras, monda e preparação de lotes para entregar aos Municípios Parceiros.

Até maio 2024, realizaram-se 10 atividades de voluntariado no viveiro FUTURO e destaca-se a sementeira da nova geração de plantas nativas pelas mãos de Voluntários: lódão (Celtis australis), bétula (Betula pubescens), zimbro (Juniperus oxycedrus), cornalheira (Pistacia terebinthus), tramazeira (Sorbus aucuparia) e pereira-brava (Pyrus cordata e Pyrus pyraster), em que algumas das espécies já se encontram a crescer bem no Viveiro do FUTURO.

Agradecemos a tod@s os momentos agradáveis de trabalho, em que se totalizaram 50 horas dedicadas à produção de espécies nativas. 😊

FOTOS novembro 2023 | FOTOS fevereiro 2024 | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o CRE.Porto. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.

Partilhe este artigo: