A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A promoção da educação ambiental é uma das prioridades de intervenção, servindo de suporte à sua atuação, em especial nas áreas da reciclagem e prevenção. Tudo começou em 1996, com o GIL (Gabinete de Informação LIPOR). Atualmente são 11 técnicos dedicados a esta área.
Uma das iniciativas mais emblemática e bem conhecida é a Horta da Formiga (centro de compostagem caseira, também dedicado à agricultura biológica e combate ao desperdício alimentar). Por exemplo, no curso de sobras requintadas, pode-se aprender como fritar e comer cascas de banana – quem já provou, diz que vale a pena!
Recomenda-se também uma visita ao Parque Aventura, provavelmente o projeto de requalificação ambiental de maior sucesso em Portugal (em 2012 recebeu cerca de 26.000 visitantes). No antigo aterro de resíduos nasceu um espaço onde se pode passear, praticar desporto e aprender. E a entrada custa tanto como reciclar, ou seja, nada! Basta trazer papel/cartão ou embalagens de plástico/metal. Aliás, de todas as atividades, apenas os campos de férias têm custos para os participantes.
Ambos estes equipamentos de educação ambiental localizam-se nas instalações da Lipor em Baguim do Monte (Gondomar e Valongo), sendo ainda possível visitar o Centro de Triagem (que recebe os resíduos dos ecopontos e ecocentros) e a Central de Valorização Orgânica. Aproveite um dos próximos Sábados Verdes e faça uma visita (21 de setembro ou 23 de novembro de 2013).
Na página da internet, recentemente renovada, os conteúdos são muitos. Sugerimos que comece pelo mais importante: como não fazer lixo. Se representa uma instituição e quiser estabelecer uma colaboração mais duradoura na área da educação ambiental, o primeiro passo é aderir ao Clube Lipor.