Balanço do Projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” 2023/24

Na edição de 2023/24, o Projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA) envolveu 45 escolas de 12 Municípios da Área Metropolitana do Porto. Através de uma metodologia de ensino-aprendizagem que incentiva à realização das aulas na Natureza, o Projeto NSA contou com a participação e dedicação de 75 professores e de 2224 alunos.

Para inspirar e aumentar o sucesso da implementação desta metodologia de ensino-aprendizagem, o CRE.Porto promoveu formação de curta-duração acreditada que visou a capacitação de 54 professores e 11 técnicos dos Municípios parceiros.

Com iniciativa e envolvimento, os educadores e professores foram partilhando as aulas implementadas com os seus alunos baseadas nos Guiões Orientadores disponibilizados pelo CRE.Porto, disponíveis para várias disciplinas, entre as quais Estudo do Meio, Ciências Naturais, Geografia, entre outras.

Na avaliação final do projeto realizada pelos educadores e professores da comunidade NSA, há o reconhecimento desta metodologia, como flexível, experiencial e interativa, que coloca os alunos num papel mais pro-ativo nas suas aprendizagens, e que impacta  o bem-estar dos alunos. Destaca o potencial do projeto a nível da formação, considerada como útil para a atividade docente. Por último, destacam-se as sugestões de melhoria que apontam caminho para o crescimento do Projeto e, em particular, das ferramentas educativas que o CRE.Porto desenvolve e disponibiliza.

Pela dedicação e comprometimento a este projeto, agradecemos a toda a comunidade NSA todas as aulas, aprendizagens e inspiração.

Para se inspirar nas Aulas na Natureza e conhecer as iniciativas do Projeto, consulte a versão integral do Balanço do NSA do ano letivo 2023/24, aqui.

O projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” é promovido pelo CRE.Porto em colaboração com os Municípios parceiros da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.

Partilhe este artigo: