Os pilares do projeto Recreio Escolar Livre de Invasoras (RELI) são a capacitação, a ação e a monitorização, três fases essenciais para a comunidade escolar, os principais intervenientes, alcançar o objetivo proposto: ter recreios escolares livres de plantas invasoras.
No ano letivo 2023/24, o projeto RELI cresceu na Área Metropolitana do Porto com a adesão de três municípios parceiros do CRE.Porto, que abraçaram este desafio: Gondomar, S. João da Madeira e Vila Nova de Gaia.
O projeto alcançou 9 estabelecimentos escolares do ensino básico e secundário: um em Gondomar, quatro em Vila Nova de Gaia, municípios que se estrearam no projeto no presente ano letivo, e quatro escolas em S. João da Madeira, município que participa no projeto desde a sua génese, em 2021.
No total, 12 docentes e 498 alunos aumentaram o seu conhecimento sobre plantas invasoras em 15 ações de capacitação, seguidas de sessões de identificação e mapeamento destas espécies nos recreios das escolas participantes. Com o planeamento traçado para as ações de controlo, os alunos e docentes realizaram 21 ações de controlo, com o auxílio dos respetivos municípios, assim como do CRE.Porto, e atuaram sobre 10 espécies exóticas invasoras, através do arranque manual e da aplicação da técnica do descasque. Destaca-se a eliminação de 186 erva-das-Pampas (Cortaderia selloana), uma das espécies invasoras mais abundantes nos três municípios.
Os próximos passos do projeto, incluem a monitorização dos locais intervencionados e a identificação de possíveis novos focos de invasão, para continuarem no combate às espécies invasoras e valorizarem os respetivos espaços verdes.
As comunidades escolares participantes agiram ativamente e empenhadamente, ao longo do ano, para esta problemática não só no terreno, mas também através de trabalhos na escola e nos próprios conteúdos programáticos, sendo o projeto RELI uma mais-valia para a consolidação dos conceitos abordados ao longo do ano. Rematando que 90% dos docentes participantes quando inquiridos sobre o projeto (taxa de resposta de 92%), consideraram-no “muito relevante” para os alunos desenvolverem comportamentos pró-ambientais.
Para conhecer os resultadas em cada escola, consulte a versão integral do Balanço do RELI do ano letivo 2023/24, aqui.
A todos os envolvidos, um agradecimento pela colaboração dedicada no RELI.😊
O projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras é desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.